August 9, 2010

SapaTown

O Vietnam foi uma das viagens que mais me marcou, a par de Moçambique, pelo contacto com as pessoas...

À parte de todas, ou quase todas, as cidades parecerem um mercado gigante - tudo é desculpa para vender, tudo (ou quase) se pode vender e é impossível passar imune ao desejo consumista de levar algo para casa... não há como! Mesmo que não queiramos... aqui entra SAPA!

Perdida nas montanhas, esta cidadezinha (se calhar estou a ser demasiado generosa no nome), é muito engraçada ao início... imensa gente com trajes típicos - há uma série de tribos diferentes, com "dress codes" distintos... é o máximo ver aquela variedade toda, aquelas cores!

E as crianças, tão sossegadas, tão alegres, tão na sua...

Quem pretende conhecer o modo de vida das tribos, tem de passar por uma caminhada de algumas horas na montanha e, normalmente, vai acompanhada de raparigas que pertencem a uma das tribos. What's your name? How old are you? Are you married? São algumas das questões que vamos respondendo pelo caminho enquanto tiramos fotos à paisagem! Até aqui, tudo bem! Rimos, comentamos, observamos a magnitude da paisagem... breath taking =)

O pior é quando chegamos à vilazinha onde é suposto almoçarmos e onde as raparigas de outras tribos não podem entrar... é aí que elas sacam dos seus produtos e começam a venda: You buy from me, you have to buy from me... e é aí que se instala o caos!

Os pequenos anjos que nos acompanharam durante a viagem, transformam-se em sangussugas do demo quando chegamos ao destino!

Eu, que me assumo como uma 'adoradora da Deusa das Roupas', odeio quando sou forçada a comprar, ainda mais sujeita a mega chantagem psicológica! Não há como dar a volta! Eu comprei só para não me chatearem mais a cabeça! Eu compro mas por favor, calem-se que já não vos posso ouvir!

Pior, no final das contas, os produtos que compramos são bem mais caros do que os que se vendem nas lojas 'oficiais' (vulgo tendinhas) e estão cheios de defeitos! Passei-me!

Mas enfim, pondo esta 'aventura diabólica' de lado, a vista, as pessoas da home stay, as pessoas que conhecemos no caminho e o nosso guia, fizeram com que esta chicotada psicológica fosse posta de lado! Valeu a pena!

Sapa em (algumas) imagens





Sapa, Vietnam
Mar'10

No comments:

past journeys...