December 21, 2009

Swazi style

The girls...



... and the boys...



Também o curandeiro da aldeira deu uns passinhos de dança:

Fotos tiradas durante um espectáculo de danças tradicionais... nesta 'tribo' prova-se a elasticidade e 'pujança' das mulheres e dos homens pela altura (e velocidade) com que levantam as pernas (à altura da cabeça), é mesmo a um ritmo alucinante!


Uma curiosidade:
Na Suazilândia, 80% da população tem SIDA... há outdoors espalhados por todo o lado pró-monogamia. O que acho curioso é que, não obstante estes outdoors e os preservativos grátis que se encontram por todo o reino, o Rei é poligamo e tem, neste momento, 13 mulheres... com exemplos assim, não é fácil!!

Swaziland
Nov'09

The small ones...

Enquanto tentava ver os Big 5, deparei-me com alguns small ones, a maioria pássaros cujos nomes me escapam mas a beleza me cativa =)





Leões nem ve-los mas águias, essas vaidosas, pavoneavam-se à nossa frente - look at me, look at me!!


E turtles, so sweet, a passarem à frente do nosso "wanna be"

Também me deparei com algumas situações "curiosas"... reparem nos dois monkeys lá atrás, em plena actividade lol


Kruger
Nov'09

December 14, 2009

Big Africa...

Quando me diziam que em África tudo era enorme, não tinha bem noção do quão grande as coisas eram...

Durante a ida ao kruger, de entre muitas muitas fotos que tirei, seleccionei apenas algumas... as que partilho convosco!

Não vi leões, que era o que mais gostava de ter visto... acho que foi para me obrigar a voltar, não que fosse preciso porque, mal cheguei, sabia que ia (e tinha de) regressar!!

Este 'piqueno' esteve quase a passar por cima do nosso carro...


Este 'bichinho' foi o que de mais parecido ao meu clube vislumbrei... não vendo leões, contentei-me com mega lagartos =)

Vimos imensas girafas! Por azar estavam sempre contra o sol pelo que as fotos não sairam nada de especial... esta, tirada a mil kms de distância, foi a melhorzinha que encontrei para vos mostrar! Mas, se acreditarem em mim, vi umas a menos de 1 metro =)


O primeiro animal que vimos no kruger foi um rinoceronte preto... atrevessou-se à frente no nosso 'wanna be' e, foi de tal modo inesperado, que não conseguimos tirar fotos. Só há cerca de 300 em todo o parque e são dificílimos de ver - tivémos sorte =) O que coloco aqui é um white rino, que também resolveu atravessar a estrada à nossa frente... eles são quase cegos, pelo que convém dar sempre uma margemzita =)


Perto das girafas, havia sempre um grupo grande de zebras! Animal lindo não é? Percebi que não são todas pretas e brancas, há umas que também têm uns tons de laranja... adoro as cristas =)


Não sei se era do Verão, mais do calor que estimula certo tipo de actividades lol sim, porque o que mais se viam eram animais a carregar as suas crias... deixo-vos um macaquinho e um morcego (havia imensos pendurados no tecto de um dos locais onde parámos para comer qualquer coisa)! Adoro ambas!
Por último, coloco um dos animais que mais se vêem... são lindos mas, de tanto querermos ver um dos Big 5 (elefante, rino, boi-cavalo, leopardo ou leão), já não lhes ligamos nenhuma! Este aqui tem um pequeno pássaro a 'moer-lhe' o juízo =)
Kruger
Nov'09

December 11, 2009

Getting around

Estação de combóios... à noite entra em funcionamento como bar... I liked it!!


Fortaleza... o povo português a deixar a sua marca!


... adoro estes pequenos detalhes que tornam tudo muito mais apetecível...


Domingo, na praia junto à marginal, é dia de jogar Volei... I was there!


Capulanas ao vento em forma de toalhas... adoro o efeito!


Os sinais do Marketing, ainda que com muito pouca expressão em Maputo...



Nov'09
Maputo

Moz...

Enquanto Lisboa começava a acordar, eu estava a tomar um chá de roibos no Café Acácia, em pleno Jardim dos Professores.

Maputo há muito tinha iniciado o rebuliço de um dia de trabalho. Amanhecera com cara triste e, ao longo do dia, teimava em não sorrir. Digo 'sorrir' como aquele sol que nos queima, mas sabe tão bem, quando deitada numa espreguiçadeira à beira da piscina, me delicio com umas ostras com limão.

A vista, esteja sol ou 'ainda', é de suster a respiração. A brisa faz dançar as palmeiras da marginal qual semba dançado no coconuts e, o cheiro da relva acabada de cortar, acompanha as conversas de café... um casal benetton tenta conhecer-se melhor, um senhor de cabelos brancos lê o seu jornal estrangeiro enquanto não chega a sua água tónica, os empregados falam e riem, à bom moçambicano...

A espaços, leio, ironicamente 'Ensaio sobre a cegueira'. Bebo mais um pouco de chá, quente... pego na taça com as duas mãos, aquece-me, gesto que repito sempre que peço uma bebida quente... é 'apenas' mais um dia em Maputo...

'Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara' in Livro dos Conselhos


Nov'09 - Maputo, Moçambique

past journeys...